segunda-feira, 31 de maio de 2010

Campanha Devassa

A cervejaria Schincariol lançou no Carnaval de 2010 sua nova marca de cerveja a Devassa. A empresa investiu literalmente milhões de dólares na promoção da cerveja contratando até a patricinha americana Paris Hilton para ser a garota propaganda da nova marca. A campanha de televisão estrelada pela socialite foi lançada em Fevereiro e tinha um forte apelo sexual, por esse foi poribida de ser exibida na televisão aberta pelo CONAR. Na época a decisão causou controvérsia e polêmica, a Schincariol então viu nessa "crise" uma oportunidade de promover ainda mais o novo produto e no lugar do filme provocativo trocou a propaganda por um anúncio que falava que o tão polêmico comercial tinha sido proibido mas estava disponível na internet. A estratégia deu certo, o vídeo da campanha foi um dos mais acessados no YouTube na época e criou um buzz em cima da marca que ajudou em muito sua promoção.

Samamba Vs Sky

Nesse primeiro post, o grupo traz um vídeo do YouTube muito popular sobre um cliente da operadora de televisão por assinatura SKY que tenta, sem sucesso, cancelar sua assinatura. Depois de várias tentativas frustradas, Samamba (o cliente) decide gravar em vídeo suas ligações para a empresa. A demora nos atendimentos e tão precária e demora tanto, que os vídeos viram uma espécie de capítulos de uma mini novela. Depois de vários dias e um péssimo tratamento por parte da SKY o cliente consegue finalmente cancelar sua assinatura. No entanto, essa "novela" ganhou popularidade e o caso de Samamba chegou ao conhecimento da SKY. A empresa contatou o cliente dois anos depois buscando uma reconciliação com o cliente por causa da repercussão de sua iniciativa. Esse é um bom exemplo de como o YouTube se tornou uma importante ferramenta de defesa do consumidor e pode ser muito útil quando outros meios de comunicação com a empresa não são eficazes.